PROPOSTA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO CENTRO CULTURAL POPULAR FÉ E ALEGRIA NO BAIRRO DO GRAJAÚ – SP
Fé e Alegria é um Movimento Internacional de Educação Popular Integral e Promoção Social, baseado nos valores de justiça, liberdade, participação, fraternidade, respeito à diversidade e solidariedade, dirigido à população empobrecida e excluída, para contribuir com a transformação das sociedades.
A sede do Fé e Alegria no Grajaú atende atualmente 120 crianças no período integral e a proposta de reforma e ampliação aumentará a capacidade para 180 crianças.
O Projeto de intervenção visou reformar a casa existente, a construção de um anexo, e de equipamentos de lazer/ esporte, demolição de edificações em desuso e a implantação de um segundo acesso.
O Programa de necessidades definido de maneira participativa com os gestores / crianças consta com recepção, direção, coordenação, sala de reunião, espaços de estudo, refeitório, sala multimídia, atelier de artes, grêmio/casa na árvore, quadra poliesportiva, horta, espelhos d’água, instalações sanitárias adequadas e adaptação de todo o edifício as pessoas com mobilidade reduzida.
O projeto tira partido de um desenho contemporâneo que cria espaços livres facilmente conectados com uma identidade visual institucional, descolada e alegre atentando para soluções construtivas de baixo custo, fácil execução e manutenção, tirando proveito de sistemas sustentáveis de reuso de águas pluviais e de energia solar.
Dados da Obra:
Cliente: Fundação Fé e Alegria, São Paulo – SP.
Projeto: 2015.
Conclusão da Obra: Em andamento.
Área de intervenção: 1.708,24m².
Área Construída: 242,86m².
Área de Reforma: 240,18m².
Ficha Técnica:
Autores: Beatriz Goulart, Sergio Faraulo e Frederico Zanelato.
Coordenação de Projetos: Sergio Faraulo;
Colaboração Ar:Co – Arquitetura Cooperativa: Ana Tamie Deno, Camila Monteiro, Cássio Riman e Millena Mendes.
Colaboração Cenários Pedagógicos: Akemi Morita, Federica Andreoni, Filipa Hipólito, Denise Kaminaga, Elisa Ju, Ferran Bosca, Helena Franco, Kellen Brito, Luisa Bassani e Luis Fernando Villaça Meyer.